quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pratos Limpos


(ilustração Nicky Ackland-Snow)

Tomava eu, pacatamente, o meu galão escuro com adoçante, quando me "engasguei" com esta bela noticia:

"Mulheres portuguesas ganham em média menos 18% do que os homens. Para ganharem o mesmo, teriam de trabalhar mais 65 dias"
Público, 18 Fevereiro 2013

Incomoda-me pensar que ainda hoje tenhamos que lidar com esta questão da discriminação de género. Para ganharmos o mesmo teriamos que trabalhar mais 65 dias????????!!!!!

Ora vamos lá então pôr uma questão em pratos limpos: trabalho doméstico. Esta questão já foi mais do que debatida mas continua a cair em saco roto.

Vamos a contas:

Trabalho profissional: médias 8 horas diárias/40 horas semanais

Trabalho doméstico:
Os estudiosos tendem a ignorar o facto da mulher trabalhar tanto ou mais que os homens nas respectivas empresas e  ainda continuar num trabalho esforçado "fora d'horas":

sair do trabalho, correr para o supermercado, ter alguma ideia brilhante para o jantar (a famosa resposta "faz qualquer coisa" rebenta-nos os nervos), correr para casa, preparar banho das crianças, dar um pulo à cozinha para pôr as batatas ao lume, correr para o banho, despir miudos, chuveiro, veste, penteia, correr a preparar biberons, desligar o fugão, pôr a mesa. Todos a jantar, lavar dentes, xixi-cama. Voltar para a cozinha. Levantar a mesa, lavar a loiça, preparar lancheira (nova moda/necessidade) para almoço do dia seguinte, preparar a roupa do dia seguinte, pôr a roupa a lavar, dar um jeito à casa, estender a roupa e adormecer a ver a última telenovela do dia.
Isto num cenário optimista. 

Considerando que se consegue dormir 7 horas seguidas:

Horário pós-laboral 18h30 - 23h30: 5 horas diárias/25 horas semanais
Fim-de-semana: 34horas
Feriado: 17horas
Total: 59 horas / 76 horas (feriado inc.)

59 horas semanais!!! em horário pós-laboral, nocturno, fins-de-semana e feriados que supostamente seriam "pagos" a dobrar.

Traduzido em dias

52 fins-de-semanas: 104 dias
Feriados 2013: 9 dias
Horas por semana: 55, 05 dias

Total: 168,05 dias!

Cenário pessimista:
ao cenário optimista acrescentas trabalho do escritório que trazes para casa e por azar os miúdos resolvem não dormir à noite. O número de horas de trabalho aumenta. E deviamos considerar isto trabalho esforçado e sob tortura: tortura do sono. Quantas de vocês já foram trabalhar quase sem dormir?
Quantas de vocês começaram a fazer trabalhos em casa ou à hora de almoço durante a semana, para ganhar algum dinheiro extra?

168,05 dias de trabalho "extra" e a acordar fresca e fofa, com as olheiras cobertas de corrector, ir trabalhar tanto ou mais que os homens e continuar a ter a ginástica mental para negociar contratos, fazer projectos, gerir uma empresa. Ahhh grandes mulheres!!!!

E terias que trabalhar mais 65 dias para receber o mesmo que os homens. Vivam as super-mulheres.

Vou dar a palavra a mulheres/mães/trabalhadoras/empreendedoras/desportistas e começar a passar o seu testemunho via entrevista neste blog. Não sou uma feminista fundamentalista acérrima mas sou justa e quero ver reconhecido o trabalho fora d'horas destas guerreiras (este blog vale o que vale mas pelo menos dou o meu humilde contributo).

Fiquem atentas(os) à primeira entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário